História

Tambasa

HISTÓRIA

Em 1915, Miguel Bartolomeu, um jovem sapateiro de 20 anos, saiu de casa em Santana do Guaraciaba (MG) , com um pé de ferro, um pedaço de couro e um sonho de vencer na vida.
Naquela época, a principal fonte de renda do país era o café, sendo assim, Miguel adaptou uma máquina de limpar café em um caminhão, fazendo a limpeza dos grãos ainda na roça, levando-os para vender em outros estados.

Sem Título-1

Unindo sua criatividade com seu espírito de empreendedor, ele não abandonou a profissão que herdara de seu pai, fez muitas botinas por encomendas, entregando-as à cavalo de fazenda em fazenda. Passou a vender rapaduras, toucinhos de porco, picolés, até começar a vender tecidos , botões e aviamentos em 1936.

Em 1949, o Brasil vivia um momento raro de democracia após o fim do Estado Novo e a derrocada de Vargas. Em Minas, especialmente na capital, as obras, notadamente a construção civil, continuavam em expansão. O processo de industrialização ganhava espaço com o governador JK, e Minas Gerais passou a ser um importante polo de atração, tanto de pessoas do interior mineiro, quanto de migrantes de outros Estados da Federação.
Neste ano, situada em Ponte Nova, MG, a “Casas Miguel Bartolomeu Ltda” iniciou suas atividades no varejo, posteriormente passando a atuar no atacado, devido à grande demanda de produtos vindos de outros estados.

Na década de 60, não existia a Ceasa. Os atacadistas em Belo Horizonte de secos e molhados estavam localizados principalmente na Rua dos Guaicurus. Já os de aviamentos, roupas e tecidos, concentravam-se na Rua dos Caetés e na Avenida Santos Dummont, sendo quase todos conduzidos por sírios, libaneses e turcos.
O crescimento da capital e seus arredores atraiu muitas empresas e fez com que novos investimentos aportassem na cidade , foi quando em 1969, a Casas Miguel Bartolomeu abriu uma filial em Belo Horizonte, na Rua Peçanha , mais tarde, renomeando-se como Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – TAMBASA

Sem Título-1

Com registros e pedidos datilografados e o livro de preços impressos no mimeógrafo , as tabelas de alterações de preços eram feitas via telefone aos representantes . As transmissões de mensagens a longas distâncias eram feitas por telex e o cadastro dos clientes eram feitos através de fichas arquivadas em fichários.

Em 1988, já com a filial na Ceasa, a nova sede da empresa na BR 040 tomava forma. Os pedidos de venda eram tirados através de palmtops pela visita dos representantes em todos os cantos do país, e apesar de toda a dificuldade da falta de internet em muitos pontos do Brasil , os pedidos eram passados por telefone. Muitas entregas foram feitas através de balsas, navegações diversas e bicicletas, devido à dificuldade dos trechos enfrentados pelos motoristas.

Sem Título-1

Três anos depois, a sede da TAMBASA em Contagem era finalizada com seus 33.000 m de área construída.

fundação tambasa nova

Em 2001, os vendedores já estavam equipados com netbooks, o sistema de envio de pedidos era online e o depósito da TAMBASA contava com 23.000 metros quadrados, mas o espaço ainda não era suficiente. Sendo assim, em 2005, o depósito foi ampliado para 63.000 metros quadrados.

Sem Título-1

Em 2012, os representantes começaram a ter acesso ao sistema de vendas através dos Tablets, no fim do mesmo ano, a TAMBASA ATACADISTAS investiu na compra de outro terreno de 110.000 metros quadrados, aumentando a área de estocagem em mais 27.000 metros quadrados e com pé direito de 23 metros de altura, toda sua movimentação e armazenamento é feito de forma automática.

Atualmente contamos com uma área de 330.000 metros:  um depósito com 63.000 metros e outro com 27.000 metros de capacidade de armazenamento.

Em 2023, a Tambasa começa a trilhar um novo caminho da expansão, apostando no potencial dos mercados em constante crescimento. Com um olhar voltado para todos os cantos e para varejistas de diferentes portes, alcançando a plena satisfação do cliente.

O ano de 2023 marcou o início de uma nova etapa para a Tambasa. Lançamos as bases para uma obra ambiciosa, que duplicará nossa capacidade de armazenamento. Dois pisos, cada um com 45 mil metros quadrados, comporão esse novo espaço. Um no térreo, outro no superior, ampliando não apenas nossas dimensões físicas, mas também nossa capacidade de atender às demandas do mercado.

Com cada tijolo que colocamos, reafirmamos nosso compromisso com a excelência e com a proximidade com nossos clientes. Somos uma empresa que cresce, mas que jamais esquece suas raízes. E é essa essência que nos impulsiona a continuar avançando, rumo a novos horizontes de sucesso e realização.

Voando alto com os pés no chão.

TAMBASA, uma empresa que aprende com o passado a fazer o futuro!

Prêmios

Conheça nossas Premiações

Saiba mais

Logística

Conheça a logística Tambasa

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre a Tambasa.